Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Entrevista com Constanza Pascolato
Por Costanza Pascolato:
“A Maior Armadilha é Imitar Famosos”
“Hoje em dia a moda é uma coisa abstrata demais, mas eu sempre pensei em moda em termos de comportamento. A editora [Abril] me escolheu para falar justamente de um assunto que foi a base onde montei uma profissão ao longo do tempo – e que já não é a mesma de quando eu comecei. A gente vai mudando”, afirma ela ei em moda em termos de comportamento. A editora [Abril] me escolheu para falar justamente de um assunto que foi a base onde montei uma profissão ao longo do tempo – e que já não é a mesma de quando eu comecei. A gente vai mudando”, afirma ela”.
Desde o início, ela conta, entendeu que vestir-se com cuidado é uma forma de olhar para o outro. “Pode parecer uma coisa supérflua às vezes, mas é uma forma de empatia de certa forma. O meu pai dizia que era importante sair de casa arrumado porque é uma questão de gentileza com o outro. Ele falava isso e eu nunca o vi desarrumado na vida.”
Guardou essas palavras para si e adotou como lema. “Eu gosto de me vestir, de imaginar como eu estou daqui para fora. Mesmo quando vou caminhar na rua, não saio de qualquer jeito, não ponho todo dia a mesma roupa. O jornaleiro vai me ver todo dia e ele jovem, ligadaço, vai saber. Mas não só por isso. Mesmo que ninguém me reconheça, mesmo que esteja na Suíça”, diz.
Agora, o que ela considera triste, dramático e a maior armadilha da moda é alguém vestir-se sem seguir sua própria personalidade, e sim copiando os outros, especialmente as celebridades. “Outra são os filtros que fazem com que você se pareça com outra pessoa – encurta meu nariz, aumenta minha boca”, diz, na entrevista que você lê abaixo.
“É um perigo dramático cair na armadilha de querer se parecer com outra pessoa”.
G | Na sua opinião, o que é uma pessoa bem-vestida? Por quê?
Costanza Pascolato | Cada um de nós tem uma personalidade. Ela pode estar arrematada, completa ou não. O legal é você se vestir de acordo com o estilo de vida que você tem, como pensa, com os livros que lê, e não só com aquilo que fica bem para você. Cada um se veste bem de acordo com o que é. É uma coisa tão simples de entender hoje, mas quando comecei havia uma série de regras mais elitizadas. Hoje eu já penso de outra maneira, sempre acompanhei os tempos.
G | A primeira impressão é a que fica?
CP | Se a pessoa está prestando atenção, sim.
G | O escritor irlandês Oscar Wilde disse que só os tolos não julgam pelas aparências. O que você acha dessa frase?
CP | Ele vivia num mundo da era vitoriana em que as classes eram muito claras e estabelecidas e tinha muito menos variedade de grupos, de pessoas como há hoje. A elite mandava e julgava. O julgamento é uma coisa terrível. Na verdade, é uma bobagem porque você fica limitado. O bom é ter abertura para entender por que alguém se exprime da maneira que faz.
G |Na sua opinião, quais são os grandes perigos, as maiores armadilhas da moda?
CP | A maior armadilha, que aliás tem acontecido bastante, é quando você imita famosos que não têm nada a ver com você, com seu jeito. Outra são os filtros que fazem com que você se pareça com outra pessoa – encurta meu nariz, aumenta minha boca. É um perigo dramático cair na armadilha de querer se parecer com outra pessoa.
G |O que as roupas que você usa dizem sobre você?
CP | Esse é complicadinho porque o jeito como alguém se veste pode ser o desenho da sua personalidade. Mas se você está maltrapilho, e tem muita gente que gosta de andar assim porque é mais confortável, pode dar a impressão de que não tem muita vontade de viver ou de aparecer. Já aquela que se veste de cabo a rabo de marca também não é muito legal.
Esse foi um trecho de uma entrevista concedida à Gama Revista, onde Costanza foi entrevistada pela jornalista Isabelle Moreira Lima, em 31 de agosto de 2022.
Para quem gostou, e deseja conferir esta entrevista na íntegra, basta acessar: https://gamarevista.uol.com.br/formato/conversas/costanza-pascolato-a-maior-armadilha-e-imitar-famosos/?
E para aqueles que ainda não a conhecem, Costanza Pascolato é empresária e consultora de moda. É considerada a papisa da moda brasileira. Hoje com 83 anos, iniciou sua carreira em 1970. Também é autora de alguns livros, como “A Elegância do Agora”, “O Essencial: O Que Você Precisa Saber Para Viver Com Mais Estilo”, entre outros.
Um grande abraço e ótimos dias a todos que passarem por aqui!
Equipe Viana & Co.
Related Posts
Como se Vestir Bem
Neste post apresentamos algumas dicas de como se vestir bem.
Sobre a Moda Masculina
Neste post comentamos sobre a moda masculina, sua evolução ao longo do tempo e trazemos também algumas recomendações de peças!
Combinações que Não Falham
Dicas valiosas sobre a combinação de peças!
Carteiras
Importantes dicas sobre carteiras!